-
Arquitetos: Elding Oscarson
- Área: 1325 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Mikael Olsson
-
Fabricantes: Blumer Lehmann, Stora Enso
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa extensão do Museu Nacional Sueco de Tecnologia abriga uma cúpula de visualização, um espaço esférico onde a tecnologia alcança uma experiência audiovisual imersiva, juntamente com um café e uma sala de exposições. O volume une as funções do museu ao redor de um pátio não utilizado, e embora a cúpula seja alta, a adição é sensível ao salão abobadado e aos volumes mais baixos que definem o pátio hoje.
Convencionalmente, o programa geraria um volume baixo com uma cúpula saliente, mas para utilizar a cúpula única e criar espaços internos e externos marcantes, a cúpula é posicionada sob uma estrutura de madeira de forma livre. A cobertura faz a mediação entre a cúpula alta e as fachadas baixas do volume de um andar, abrangendo 26x48m.
Isso gera um espaço interno amplo, enquanto o exterior abobadado comunica uma função única. A estrutura é construída a partir de painéis laminados estruturais planos. Isso nunca foi feito antes e exigiu grande comprometimento de todos os envolvidos.
Propriedades materiais arquitetônicas e tecnológicas, e o potencial da construção em madeira são explorados. A construção sustentável deve incluir projetos experimentais, cujos benefícios estão no futuro e mais voltados para a inovação do que soluções convencionais em madeira. Em todos os avanços tecnológicos, a pesquisa que ultrapassa os limites tem sido fundamental.